Carnaval e Teoria Dos Jogos

Pedro Ruas
1 min readFeb 24, 2020

A teoria dos jogos se baseia em descobrir quais são os principais resultados possíveis a partir da interação entre dois ou mais agentes. Geralmente indivíduos, agentes racionais buscando maximizar os próprios resultados.

Os jogos podem ser aplicados para quase qualquer coisa, um exemplo engraçado é do carnaval vs festa da firma.

O carnaval representa um jogo estático, ou seja, jogos em que só há uma rodada. Dessa forma, os indivíduos tendem a se expor mais, arriscar mais e não cooperar. Você geralmente não conhece as pessoas do bloco e não voltará a encontrá-las, a festa ocorre apenas em um período do ano, logo a interação não leva em conta próximas rodadas.

Na festa da firma você conhece as pessoas, há uma forte ligação com elas. Por isso ao maximizar seu bem-estar, é necessário usar mais cautela pois o resultado dessa rodada irá influenciar nos próximos encontros.

Isso ajuda a explicar porque agimos mais desesperadamente, como se não houvesse amanhã. Simplificando muito, o carnaval se assemelha a jogos sem rodadas repetidas, diferente de uma festa da firma. As rodadas anteriores não influenciam nas futuras, isso gera um comportamento menos cauteloso.

Só não esqueça da camisinha, ou vai entrar em um jogo de rodadas infinitas.

Pedro Ruas

--

--